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Com 700 cv e produção mundial limitada a 77 unidades, superesportivo não é homologado para circular nas ruas
Chegou ao Brasil a única unidade na América Latina do raro Porsche 935, apresentado em 2018 em comemoração aos 70 anos de história da marca em corridas. Com produção mundial limitada a 77 unidades, o superesportivo traz motor 3.8 boxer biturbo de 700 cv de potência e não é homologado para circular em vias públicas.
O superesportivo é propriedade da concessionária Stuttgart e não será colocado à venda – o modelo participará de eventos da empresa e do Porsche Club Brasil em autódromos. No lançamento, em 2018, o Porsche 935 custava a partir de 701.948 euros, o equivalente a R$ 4.275.000 na conversão direta pelo câmbio desta segunda-feira (13), sem impostos.
A unidade que desembarcou no Brasil é a de número 4/77 e está exposta na matriz da Stuttgart, em São Paulo (Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1507). Futuramente, o modelo passará pelas demais unidades da rede, nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.
Preparação para as pistas
Baseado no 911 GT2 RS, o Porsche 935 traz carroceria em compósito de fibra de carbono. Com balanço traseiro estendido e para-lamas alargados, o superesportivo de pista possui 4.865 mm de comprimento, 2.034 de largura (com espelhos), 1.359 mm de altura e 2.457 mm de distância entre eixos. O peso em ordem de marcha é de apenas 1.380 kg. O aerofólio tem 1.909 milímetros de largura e 400 milímetros de profundidade.
Montado no eixo traseiro, o motor 3.8 boxer biturbo gera 700 cv de potência (rpm e dados de torque não foram revelados). O câmbio é o PDK (automatizado de dupla embreagem) de 7 marchas. A marca também não divulga dados de desempenho dos modelos de corrida. A suspensão (McPherson nos dois eixos) possui acerto mais rígido, com foco no uso em pistas.
Na cabine, o modelo segue padrões exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), como sistema de extinção de incêndio, barras de proteção (santantônio) e pontos de fixação do cinto de segurança – há apenas um banco, para o piloto.
Curiosamente, o modelo traz ar-condicionado de série. Outros equipamentos incluem sistema de monitoramento da pressão dos pneus, freios ABS, controles de tração e estabilidade (com possibilidade de desativação total) e cronômetro. Para aliviar peso, a bateria é de íons de lítio (composto mais leve que o tradicional, de chumbo-ácido).
Visual
O estilo do novo 935 é uma releitura do modelo original (935/78), de 1978, que ficou conhecido como “Moby Dick” nas corridas de Le Mans. O 935 da Stuttgart tem pintura com decoração denominada “Sachs”, utilizada pelo Porsche 935 número 70 da equipe Dick Barbour Racing nas 24 Horas de Le Mans de 1980.
Fonte: revistacarro.com.br